Certificação de Veículo de Interesse Histórico

Certificação de Veículo de Interesse Histórico

Membro da FIVA e com mais de 60 anos de experiência em veículos clássicos, o Museu do Caramulo, através da Fundação Abel e João de Lacerda, é uma entidade oficialmente reconhecida, pelo Despacho 10 298/2001, de 17/05 da DGV para Certificar Veículos de Interesse Histórico.

Automóveis Clássicos (30 anos ou mais)
Isenção da Inspecção Periódica Obrigatória
Isenção de IUC
Estatuto de clássico junto das seguradoras em caso de conflito
Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas
Validade: de 4 a 10 anos, mediante o ano de produção (consultar tabela abaixo)
Valor: €60

Automóveis Pré-Clássicos (20 a 29 anos)
Isenção de IUC (para veículos posteriores a 1981 e mediante pedido à Autoridade Tributária)
Estatuto de Pré-Clássico junto das seguradoras em caso de conflito
Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas
Validade: 4 anos
Valor: €60

Atestado de Conservação e Originalidade
O Certificado de Veículo de Interesse Histórico pode atestar a qualidade de conservação e originalidade de um veículo, reconhecer o mesmo como Clássico ou Futuro Clássico, nomeadamente junto das seguradoras em caso de conflito, e permitir que este circule nas Zonas de Emissões Reduzidas.

Isenção da Inspecção Periódica Obrigatória
Todos os veículos certificados com Veículo de Interesse Histórico passam a estar isentos da Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), durante o período de validade da Certificação. São considerados nesta categoria os veículos com pelo menos 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objecto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.

Isenção do Imposto Único de Circulação
Todos os veículos importados de um país da UE com primeira matrícula anterior a 1981 estão isentos de IUC. Todos os veículos posteriores a 1981 podem obter a isenção de IUC desde que estejam certificados como Veículo de Interesse Histórico e tenham, pelo menos, 30 anos de idade desde a data do seu fabrico.

Certifique já o seu clássico
Carroçaria -Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, os cromados, as borrachas e os vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme

Capota – Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais e sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração

Estofos – Os estofos e interiores forrados, deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e de materiais de acordo com o modelo

Instrumentos – Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior)

Limpa Vidros– Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro

Iluminação – Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danificando a estrutura do veiculo

Chassis – O chassis deverá apresentar-se limpo e estar bem conservado

Suspensão – O sistema de suspensão deverá funcionar correctamente e ser original

Rodados – Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam de época. (Ex. Jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respectivos tampões, quando for o caso, os pneus deverão ser de acordo com a medida dos documentos e deverão ser iguais entre si, em termos de medida e marca

Direcção – O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas

Travões – Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência

Motor – O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas

Sistema de Combustível – O sistema de combustível deverá ser o original

Transmissão – A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada

Sistema Eléctrico– O sistema eléctrico deverá ser o original

Diversos – Todos os extras inseridos na viatura, como sejam rádios, faróis suplementares, antenas, etc, deverão ser de época

Em caso de dúvida sobre as condições do Veículo a certificar, poderão ser solicitados elementos adicionais.

Clássicos – € 60,00

Futuros Clássicos – € 60,00

Amigos do Museu – desconto de € 5 sobre os valores de tabela

Algarve: 20 de Março, 26 de Junho, 24 de Julho e 23 de Outubro

Aveiro: 20 de Fevereiro, 17 de Abril, 22 de Maio, 24 de Julho, 25 de Setembro e 27 de Novembro

Braga/Guimarães: 23 de Janeiro, 27 de Março, 10 de Abril, 29 de Maio, 31 de Julho, 18 de Setembro e 20 de Novembro

Bragança/Vila Real: 6 de Fevereiro, 8 de Maio, 28 de Agosto e 4 de Dezembro

Castelo Branco: 20 de Março, 17 de Julho e 23 de Outubro

Coimbra: 27 de Fevereiro, 24 de Abril, 19 de Junho, 7 de Agosto, 16 de Outubro e 11 de Dezembro

Funchal: 30 de Janeiro, 13 de Março, 22 de Maio, 24 de Julho, 25 de Setembro e 27 de Novembro

Guarda/Covilhã: 12 de Junho e 6 de Novembro

Leiria: 16 de Janeiro, 13 de Março, 15 de Maio, 10 de Julho, 11 de Setembro e 13 de Novembro

Lisboa: 16 de Janeiro, 27 de Fevereiro, 27 de Março, 24 de Abril, 29 de Maio, 26 de Junho, 31 de Julho, 28 de Agosto, 25 de Setembro, 30 de Outubro, 27 de Novembro e 18 de Dezembro

Portalegre/Estremoz: 13 de Fevereiro

Porto: 30 de Janeiro, 6 de Março, 10 de Abril, 15 de Maio, 19 de Junho, 7 de Agosto, 11 de Setembro, 16 de Outubro, 13 de Novembro e 11 de Dezembro

Viana do Castelo: 20 de Fevereiro, 17 de Abril, 10 de Julho e 30 de Outubro

Veículos produzidos até 1918 – 10 anos

Veículos produzidos de 1919 até 1945 – 8 anos

Veículos produzidos de 1946 até 1960 – 6 anos

Veículos produzidos após 1960 – 4 anos

Veículos com menos de 30 anos (Futuros Clássicos) – 4 anos

certificacoes@museudocaramulo.pt

Tel +351 232 861 270 | +351 910 931 915

Linha WhatsApp +351 910 931 915

As certificações podem ser feitas no Museu do Caramulo ou noutros locais, sob marcação.